quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A vida e a luta dos negros no Brasil-Negros do Brasil Parte 1

    A vida e a luta  dos negros no Brasil   

    Durante o século XX, a empresa açucareira começou a ser montada no Brasil quando Martim Afonso de Souza mandou construir em São Vicente, o primeiro engenho produtor de açúcar.
    Com isso, os produtores escravizaram  e forçavam os índios, que contrariavam:

  • Os povos índigenas, sempre que podia, atacava os engenhos para libertar sua gente
  • Os jesuítas
  • Os comerciantes e o rei de Portugal que preferia a escravização dos africanos
   Diante de todos esses interesses contrários, passaram a comprar negros trazidos da África pelos comerciantes de escravos.

 O continente africano e a escravidão  

    Em 1530 e em 1850,chegaram ao Brasil cerca de 4 milhões de pessoas trazidas de diferentes lugares do continente africano.
    Os africanos que foram trazidos para trabalhar como escravos nas terras brasileiras chegavam de diferentes regiões da África.
    Sabemos que no continente africano vivem povos de diferentes etnias:ao norte predomina a população branca, de origem árabe; ao centro e em direção ao sul, são os negros que dominam; e, no extremo sul, destacam-se os bantos.
    Os bantos ou bantus e sudaneses predominam na formação de afro-brasileiros, isto é, os descendentes dos africanos já nascidos no Brasil.
    Os bantos são de diferentes etnias.Vieram dos territórios que hoje formam os seguintes países: Angola,parte de Camarões,Congo, Guiné e parte de Moçambique.
     Os sudaneses são originários de Benin, Costa do Marfim, Gana, Mali, Nigéria, Togo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário